Seja bem vindo,

FAQ

 Minha bateria automotiva está descarregada. Quero trocá-la.

O fato de a bateria automotiva estar descarregada, não significa que ela esteja com defeito. Os principais motivos que provocam a descarga são:

• fuga de corrente elevada;
• uso de acessórios elétricos com veículo desligado;
• alternador não gera energia suficiente;
• adaptações de acessórios em demasia.

É correto testar as baterias fechando o curto-circuito através dos pólos da bateria?

Não. Quando fechamos o curto-circuito através dos pólos da bateria, dependendo do estado de carga e condições de uso da bateria, este procedimento, pode destruí-la por completo, ou retirar uma parte significativa de sua vida útil. Dependendo da situação a bateria pode explodir, causando danos físicos às pessoas a sua volta.

O que é ampère de uma bateria de carro, moto e outras?

É a unidade de medida da intensidade de fluxo de corrente elétrica através de um circuito ou condutor elétrico.

O que é tensão de uma bateria automotiva, ciclomotiva e outros tipos?

Tensão, ou voltagem é a unidade de trabalho realizada por uma carga elétrica de 1 coulomb ao se deslocar em um campo elétrico uniforme.

Na verdade o que o que ocorre é que quando conectamos um aparelho elétrico a uma tomada energizada (que tem tensão ou diferença de potencial entre seus dois pinos), irá circular uma corrente elétrica no circuito e esta corrente produzirá o efeito desejado no aparelho (se for uma lâmpada, iluminará; se for um motor, girará; se for um aquecedor, produzirá calor).

 

O que é capacidade de uma bateria de carro?

Capacidade de uma bateria, é a quantidade de energia que pode ser armazenada. Esta medida é obtida pela multiplicação da corrente em ampères pelo tempo em horas de descarga até uma tensão de 1,75 v por elemento. Para baterias automotivas, é utilizado um espaço de tempo de 20 horas, por isso normalmente expressamos a capacidade de uma bateria da seguinte forma: xx ah (onde xx é a capacidade ex 45 ah) em 20 horas, ou simplismente c20.

 

O que é corrente de partida de uma bateria?

É a corrente que uma bateria nova, plenamente carregada, pode fornecer durante um período de tempo determinado, até uma tensão final específica.

 

Comprei uma bateria para o meu automóvel e vou guarda-la (sem usar), ela vai descarregar?

Sim. Quando uma bateria automotiva ou de qualquer outro tipo não está sendo utilizada, sofre um fenômeno que denominamos autodescarga. Isto é decorrente de suas características físicas, entretanto, dependendo dos materiais utilizados em sua fabricação a bateria pode ter uma autodescarga maior ou menor.

É recomendável que a bateria sofra uma recarga em intervalos de no máximo 120 dias. Caso contrário a bateria pode ter sua vida útil reduzida.

O que é sobrecarga na Bateria?

Sobrecarga é um efeito causado por uma situação que mantém uma alta corrente passando por um longo período de tempo pela bateria. Este longo período pode ser contínuo ou com interrupções.

Criação de sites, otimização de sites, links patrocinados